Colônia (Alpinia Speciosa) |
Você conhece a planta Colônia? Sabia que além de ornamentar jardins ela tem inúmeras outras utilidades como por exemplo no tratamento de doenças? Isso mesmo, conheça agora o poder desta maravilhosa planta e os seus muitos benefícios .
De nome científico Alpinia speciosa, a planta conhecida como Colônia, possui ainda diversos outros nomes populares como: flor-de-colônia, gengibre-concha, gengibre-casca, macacá, macassá, lírio-rosa-de-porcelana, lírio-de-Santo-Antônio, jardineira, pau-santo, boca-de-dragão, dentre outros.
Em relação à sua origem há controvérsias: alguns autores afirmam que a planta é nativa do Brasil, enquanto outros consideram que ela é originária da Índia Oriental.
Na medicina popular, o óleo essencial das folhas é utilizado para reduzir a pressão alta e também como um tônico cardíaco. A planta pertence a família das Zingiberáceas, a mesma do gengibre. Suas propriedades medicinais concentram-se principalmente em suas folhas e no rizoma.
Rizoma da colônia |
A colônia possui diversas propriedades medicinais, dentre as quais estão as seguintes: Antibacteriana, Antiedematosa, Anti-hipertensiva, Anti-histérica, Anti-stress, calmante, depressora do sistema nervoso central, digestiva, diurética, antiulcerogênica, hipotensor, sedativa, tônica, vermífuga, relaxadora vascular, estimulante da motilidade intestinal entre outras.
Em algumas regiões do mundo, a colônia é considerada balsâmica, diurética e tônico-estomacal, sendo utilizada para tratar gripes, resfriados, febres, flatulência, indigestão e outros problemas estomacais.
Contraindicações e efeitos colaterais da colônia
Não deve ser utilizada durante a gravidez. Pode ser abortiva. Também não é indicada para pessoas hipotensas (pressão arterial baixa).
COMO PREPARAR O CHÁ DAS FOLHAS DE COLÔNIA.
No vídeo abaixo você irá conhecer um pouco mais desta maravilhosa planta e também aprender a preparar o seu chá para poder usufruir de todos os seus benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante. Vamos interagir?